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3 técnicas para espantar o pessimismo do seu negócio

Oito em cada dez empreendedores consideram que a economia piorou na segunda metade de 2015, segundo dados do indicador de confiança dos micro e pequenos empresários, calculado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL).

O clima de pessimismo está impregnado em boa parte da sociedade e pode prejudicar ainda mais o seu negócio. Se falta um estímulo para começar a se animar, o mesmo indicador mostrou, na última medição, que a confiança das pequenas empresas já melhora para os próximos seis meses.

"Em qualquer cenário, o empreendedor não pode se deixar levar por essa onda. A gente sempre costuma dizer que o dono é o espelho que reflete na sua equipe. Se ele se mostrar pessimista, a equipe toda ficará resmungando e nada vai acontecer", diz Vanderlei Garcia, coach da ActionCoach. Confira essa e outras dicas do coach para espantar de vez o pessimismo.

 

1. Conheça os números

O clima pode estar péssimo e a economia, em baixa. Mas isso não significa, necessariamente, que a sua empresa vai mal. Ter um bom controle das contas ajuda a entender o momento do negócio e espantar o pessimismo. "Precisa conhecer os pontos críticos e trabalhar focado em resolver esses problemas", diz Garcia.

Geralmente, a área mais afetada é a de vendas. A resposta que o empreendedor precisa encontrar é como vender mais. "Quem não conhece os números, não está gerenciando. Com números, ele pode melhorar e fazer estratégias de performance", diz.

2. Analise o cenário

Há quem diga que crise é sinônimo de oportunidade. Se você passa todo o tempo reclamando, pode estar deixando de lado bons negócios. "Por pior que o mercado possa estar, os consumidores continuam ai. Se você melhora seu padrão, ganha oportunidade e mais clientes", afirma Garcia.

3. Pare de reclamar

Além de impactar negativamente na produtividade da equipe, reclamar demais pode tirar o ânimo que um negócio próprio exige. "Não fique reclamando. Preocupe-se em dar uma direção adequada à empresa", diz. Ter metas possíveis de cumprir, mesmo com a economia menos aquecida, é o começo do caminho. "Para de reclamar e toma conta do seu negócio", ensina Garcia.

 

Fonte: Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios

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