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CONDUTA E ÉTICA

CAPITAL VERDE

Mensagem aos leitores

A todos parceiros e interessados, a Capital Verde Consultoria e Capacitação Empresarial nasceu entre amigos e durante uma reflexão a respeito da nossa responsabilidade para com o próximo e para com sociedade em geral.

As palavras "CAPITAL" e "VERDE" foram escolhidas para compor o nome da empresa no intuito de representar o verdadeiro sentimento da missão e cultura organizacional que pauta diariamente nossas atividades. Dessa forma representam: "Capital" no sentido de capital intelectual e "Verde" no sentido de consciência planetária e respeito ao próximo.

Considero que o comportamento ético deve ser espontâneo e não imposto. Deve ser princípio, valor inerente do ser humano. Dessa forma, estou consciente que a formalização do Código de Conduta e Ética irá fortalecer ainda mais nossa cultura, permitindo reflexão e aprendizado contínuo.

Estimo que todos parceiros e demais interessados compreendam o valor deste documento em todas suas dimensões, colaborando sempre que julgarem pertinente para o seu aperfeiçoamento, atualização e implementação.

Raquel Winter Reali

Direção da Capital Verde Consultoria e Capacitação Empresarial

Índice

Com o objetivo de orientar as ações e a conduta de toda a força de trabalho, o presente documento reúne as diretrizes e valores organizacionais. Tais princípios devem nortear o comportamento de todas as pessoas enquanto profissionais da Capital Verde.

O Manual de Conduta e Ética da Capital Verde busca esclarecer e tornar público o que a empresa compreende por conduta ética, de forma que este documento auxilie na definição de parâmetros de atuação dos conssultores e parceiros com os diversos públicos com quem se relaciona (stakeholders).

Em relação aos parceiros, erros e equívocos decorrentes de negligência e má fé, e que de alguma forma não forem coerentes com o presente código, estarão sujeitos a sanções pertinentes, especialmente o rompimento da parceria.

A empresa deverá se envolver e sensibilizar terceiros com os quais se relaciona, para o desenvolvimento de princípios éticos e de respeito ao meio ambiente e demais atores sociais.

Todo parceiro deve ler atentamente este documento, esclarecendo com a direção o que julgar necessário, pois assume a concordância e a compreensão do presente documento ao aceitar trabalhar com e/ou em nome da Capital Verde.

"Melhorar a performance dos clientes."

- Consultoria e capacitação eficaz: trabalhar focando a melhoria da performance dos clientes e buscando a sua satisfação em relação aos serviços prestados;
- Competência humana: atuar com profissionais qualificados e atualizados, que sejam eficientes, comprometidos e éticos;
- Lucratividade: manter desempenho econômico positivo, justo e continuado;
- Bem estar: promover um ambiente de trabalho saudável nos aspectos físicos e espirituais.

Relacionamento com clientes
Em relação aos clientes, os parceiros da Capital Verde devem orientar sua postura conforme os seguintes aspectos:
* Manter sigilo absoluto em relação às informações obtidas junto aos clientes, exceto quando o cliente autorizar a divulgação.
* Focar seus projetos e desdobramento das ações em melhorias dos processos, produtos e resultados dos clientes. Melhorar a performance dos clientes.
* Ser pontual e assíduo nas consultorias e atividades de capacitação. Ocupar as horas de trabalho produzindo para o cliente, de acordo com o projeto estabelecido. Assuntos paralelos devem ser tratados em horários específicos.
* Sempre dar retorno às manifestações e solicitações de clientes e outras partes interessadas.
* Ser rigoroso em relação ao acompanhamento e ajuste do projeto, mantendo atualizado o feedback para clientes e líder de projetos.
* Lembrar-se que toda a tecnologia e conhecimento ofertados aos clientes, são oferecidos em nome da Capital Verde e não em nome do consultor.
* Não expor sua vida pessoal durante as consultorias.
* Não atender simultaneamente com consultoria, clientes que sejam concorrentes diretos.

Relações no ambiente do trabalho
No ambiente de trabalho, todos devem seguir os seguintes aspectos:
* Promover o espírito de equipe, mantendo o respeito por todos, e aceitando a individualidade de cada um.
* Compartilhar o sucesso do trabalho realizado com toda a equipe da Capital Verde. Cada indivíduo tem habilidades e conhecimentos que se destacam. Valorizar as habilidades especiais dos colegas e deixar que eles valorizem as suas.
* Ser humilde.
* Ser rigorosamente organizado.
* Ser transparente e claro com clientes, direção e colegas da Capital Verde.
* Nunca compartilhar de opiniões preconceituosas ou praticar discriminação em função de diversidades, como por exemplo: de raça, cor, sexo, preferência sexual, religião, classe social ou diferença física e mental.
* O consultor/ parceiro deve buscar seu desenvolvimento pessoal e profissional. Este desenvolvimento deve ser procurado tanto nas atividades programadas pela Capital Verde, como por iniciativas pessoais/próprias.
* Ser gentil e simpático com todos os colegas e demais partes interessadas, em todos os níveis hierárquicos.
* Cuidar da imagem. O marketing pessoal do consultor gera o marketing da Capital Verde e vice-versa.
* Manter sigilo em relação às estratégias e informações da Capital Verde, salvo quando autorizada a divulgação.
* Não deixar questões de ordem pessoal interferir em questões de ordem profissional.

Relacionamento com órgãos governamentais
Em relação aos órgãos governamentais devemos seguir as seguintes orientações:
* Manter todos os aspectos legais relacionados a sua profissão atualizados e legalizados. Exemplos: registro em conselho profissional.
* A organização, seus administradores e colaboradores devem respeitar as normas legais e regulamentos aplicáveis.

Relacionamento com a comunidade e meio ambiente
A organização desenvolve o relacionamento com a comunidade e o meio ambiente dentro dos seguintes preceitos:
* Em todos os clientes de consultoria e capacitação, temos o compromisso de provocar a reflexão de que o meio ambiente é fonte vital de recursos, promovendo a sua conservação, defesa e valorização.
* Sempre que oportuno, manter comunicação transparente com as comunidades onde estamos inseridos. Atuar na discussão e solução de problemas comunitários, como por exemplo, as questões de: trabalho infantil; trabalho forçado.

Relacionamento com os fornecedores
Em relação aos fornecedores mantemos a seguinte conduta:
* Os fornecedores devem ser considerados parceiros, identificando-se com os nossos valores, filosofia, e aspectos éticos, gerando transparência e qualidade nos serviços prestados.
* Quando pertinente e relevante, a contratação deve prever os direitos e deveres entre as partes, sendo que os fornecedores serão selecionados com base em critérios técnicos e imparciais, zelando pela eficiência e viabilidade econômica dos produtos e serviços prestados.
* * Quando pertinente e relevante, cabe à Capital Verde, no papel de contratante, prestar em tempo determinado por esta, retorno de desempenho aos fornecedores e prestadores de serviços, promovendo a continuidade da parceria firmada.

Relacionamento com concorrência
O tratamento com empresas concorrentes deve basear-se nos seguintes padrões:
* Manter padrões éticos, evitando quaisquer práticas ou ações que se caracterizem por concorrência desleal.
* Evitar qualquer forma afetar adversamente a imagem das empresas concorrentes.
* O respeito às demais empresas deve ocorrer na mesma medida em que a Capital Verde espera ser respeitada.

Dúvidas e contribuições a respeito deste Manual de Conduta e Ética poderão ser esclarecidas pelos seguintes canais:
* E-mail: capitalverde@capitalverde.com.br
* Pessoalmente com a direção

Mesmo depois de divulgado este Manual de Conduta e Ética permanecerá em aberto para receber toda e qualquer proposta de reformulação e melhoria que será avaliada e encaminhada para aprovação e inclusão.

Qualquer descumprimento do presente manual por parte de um profissional atuante em nome da Capital Verde, deve ser denunciado pelos canais de comunicação.