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PRESENCIAL

CURSOS/PALESTRAS

Primeiros passos para implementar gestão pela qualidade total - 60 horas


Aulas mensais com carga horária de 6 horas. Total de 10 aulas.
Consultoria bimensal de 3 horas em cada organização participante.
Total de 15 horas de consultoria. 

Público Alvo: 
Proprietários, líderes, supervisores, facilitadores e gerentes de empresas de pequeno e médio porte que estejam buscando conceitos e práticas para implantar um sistema de gestão pela qualidade que produza resultados positivos.

Objetivo: 
O curso com consultoria de apoio têm como principal objetivo, promover aprendizado orientado para a prática imediata dos primeiros passos da gestão pela qualidade total nas organizações participantes.

MÉTODO DE ENSINO: 
Aulas: Com exemplos práticos e o relato de casos reais, são promovidas aulas expositivas e orientadas ao esclarecimento dos fundamentos e conceitos relacionados ao tema. Após a aula expositiva, são criadas dinâmicas individuais e em grupo para simular a construção de métodos e ferramentas que possam ser adaptadas às organizações participantes e que serão utilizadas nas empresas para iniciar a gestão pela qualidade total.

Consultoria de orientação: A consultoria de orientação acontece individualmente em cada empresa participante do curso a partir do segundo mês, com datas previamente agendadas. É o momento em que os consultores verificam na empresa, como está a implementação das ferramentas desenvolvidas pelos participantes durante o curso. Os consultores orientam as empresas para ajustes e aprimoramento da implementação da gestão pela qualidade. Após cada consultoria, a empresa recebe um relatório com sugestões, pontos fortes e oportunidades de melhoria identificadas pelo consultor.

Temas Abordados:
- Fundamentos da gestão pela qualidade total e o posicionamento por essa abordagem de gestão;
- Diretrizes do negócio: o que significam, como defini-las e disseminá-las por toda organização;
- Orientação para implementação das diretrizes do negócio;
- Matriz de desenvolvimento das competências humanas e organizacionais e a relação com os resultados do negócio;
- Orientação para desenvolvimento da matriz de competências humanas;
- Orientação para programar a capacitação dos colaboradores para implementar a gestão pela qualidade total;
- Ambiente do negócio: técnicas de pesquisa e tomada de decisões;
- Orientação para aplicação de pesquisas de satisfação e necessidades dos clientes, colaboradores, fornecedores e demais partes interessadas.
- Orientação para construção de métodos de tomada de decisões e implementação de planos de ação;
- Gestão por processos e os ganhos oriundos do monitoramento preventivo;
- Orientação para identificação do macro fluxo dos processos organizacionais;
- Orientação para controle dos pontos críticos dos processos identificados;
- O ciclo de aprendizado para a melhoria contínua;
- Orientação para elaboração de um plano de melhoria da gestão pela qualidade.

Duração: 60 horas



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