Cerca de 500 pessoas estiveram ontem no Teatro da Univates para participar da 1ª Convenção Escola de Vendas. Promovido pela Capital Verde, o evento uniu palestras técnicas, cases de sucesso, dinâmicas práticas e momentos para a criação de network entre os participantes.
Com uma dinâmica descontraída, o evento provocou os participantes a repensarem seus processos de venda, de forma a compreender as mudanças no comportamento do consumidor. Os palestrantes foram unânimes em classificar a preocupação verdadeira com as pessoas, sejam elas clientes, fornecedores, funcionários ou parceiros, como o valor mais importante para o sucesso.
Segundo eles, pensar nas pessoas apenas com interesse de fechar negócios e ganhar dinheiro é um dos principais erros cometidos pelos vendedores e organizações como um todo. O time de painelistas foi composto por empresários e especialistas de grande reconhecimento no mercado.
Na parte da manhã, os participantes puderam conhecer a história de Roberto Canquerini, farmacêutico e consultor que fundou o Clube da Serotonina – escola de empreendedorismo para profissionais de saúde. Ele falou sobre os momentos de "virada de chave" ao longo da vida e sobre a importância da força de vontade que ajudou, inclusive, a superar um câncer.
Os empresários Matheus Fell e Luís Felipe Ferreira, proprietários do Quiero Café, apresentaram a história da empresa criada em Teutônia com a proposta de oferecer serviços que não existiam na cidade. O conceito de unir cafeteria, opções de almoço, lanches e chope se tornou um sucesso não apenas e Teutônia. Hoje, a Quiero Café tem filiais em 16 cidades e ultrapassou as fronteiras do RS.
Último palestrante da parte da manhã, o presidente da cooperativa Languiru, Dirceu Bayer, falou sobre o processo de recuperação da empresa, que saiu de uma situação quase falimentar no início dos anos 2000 para se tornar uma organização com faturamento na casa de R$ 1,5 bilhão por ano. Segundo ele, entro os motivos para a viradas estão a aposta em inovação e a agregação de valor aos produtos do agro.
A abertura do evento na parte da tarde ficou por conta da idealizadora e instrutora da Escola de Vendas, Raquel Winter Reali, que falou sobre a relação entre as vendas e o mindset instituído nas empresas. Para ela, os empresários e vendedores precisam compreender as mudanças no comportamento das pessoas e agir para alcançar os anseios desses novos consumidores.
Diretor da distribuidora Dupont, Igor Dupont contou a história da empresa sediada em Santa Cruz do Sul que é representante autorizada da Nestlé. Com 42 anos de história, o grupo empresarial atende um portfólio de 900 itens e faz em média, R$ 1,5 mil em vendas por minuto. Segundo ele, todos os meses são feitas 22 mil visitas, 80% delas convertidas em vendas.
Considerado um dos executivos mais empreendedores e arrojados do Brasil, Lásaro do Carmo Jr. encerrou o evento falando sobre as características que levam à inovação e ao sucesso. Para ele, as pessoas precisam cuidar bem da sua própria vida para que possa ser bem-sucedido como líder. A cobertura completa do evento será publicada em um caderno especial na edição do A Hora dos dias 5 e 6 de outubro.
Texto: Thiago Maurique/Grupo A Hora
Fotos: Ricardo de Moraes/Cena Fotografia