• capitalverde@capitalverde.com.br
  • +55 51 99304.1779

CONDUTA E ÉTICA

CAPITAL VERDE

Mensagem aos leitores

A todos parceiros e interessados, a Capital Verde Consultoria e Capacitação Empresarial nasceu entre amigos e durante uma reflexão a respeito da nossa responsabilidade para com o próximo e para com sociedade em geral.

As palavras "CAPITAL" e "VERDE" foram escolhidas para compor o nome da empresa no intuito de representar o verdadeiro sentimento da missão e cultura organizacional que pauta diariamente nossas atividades. Dessa forma representam: "Capital" no sentido de capital intelectual e "Verde" no sentido de consciência planetária e respeito ao próximo.

Considero que o comportamento ético deve ser espontâneo e não imposto. Deve ser princípio, valor inerente do ser humano. Dessa forma, estou consciente que a formalização do Código de Conduta e Ética irá fortalecer ainda mais nossa cultura, permitindo reflexão e aprendizado contínuo.

Estimo que todos parceiros e demais interessados compreendam o valor deste documento em todas suas dimensões, colaborando sempre que julgarem pertinente para o seu aperfeiçoamento, atualização e implementação.

Raquel Winter Reali

Direção da Capital Verde Consultoria e Capacitação Empresarial

Índice

Com o objetivo de orientar as ações e a conduta de toda a força de trabalho, o presente documento reúne as diretrizes e valores organizacionais. Tais princípios devem nortear o comportamento de todas as pessoas enquanto profissionais da Capital Verde.

O Manual de Conduta e Ética da Capital Verde busca esclarecer e tornar público o que a empresa compreende por conduta ética, de forma que este documento auxilie na definição de parâmetros de atuação dos conssultores e parceiros com os diversos públicos com quem se relaciona (stakeholders).

Em relação aos parceiros, erros e equívocos decorrentes de negligência e má fé, e que de alguma forma não forem coerentes com o presente código, estarão sujeitos a sanções pertinentes, especialmente o rompimento da parceria.

A empresa deverá se envolver e sensibilizar terceiros com os quais se relaciona, para o desenvolvimento de princípios éticos e de respeito ao meio ambiente e demais atores sociais.

Todo parceiro deve ler atentamente este documento, esclarecendo com a direção o que julgar necessário, pois assume a concordância e a compreensão do presente documento ao aceitar trabalhar com e/ou em nome da Capital Verde.

Incentivar novos modelos mentais relacionados à gestão.

- Surpreender positivamente nossos clientes;
- Realizar consultorias com alto nível de assertividade;
- Ter profissionais qualificados e resolutivos;
- Ter agilidade na realização e resposta às demandas;
- Reverter nossos esforços em lucro.

Relacionamento com clientes
Em relação aos clientes, os parceiros da Capital Verde devem orientar sua postura conforme os seguintes aspectos:
* Manter sigilo absoluto em relação às informações obtidas junto aos clientes, exceto quando o cliente autorizar a divulgação.
* Focar seus projetos e desdobramento das ações em melhorias dos processos, produtos e resultados dos clientes. Melhorar a performance dos clientes.
* Ser pontual e assíduo nas consultorias e atividades de capacitação. Ocupar as horas de trabalho produzindo para o cliente, de acordo com o projeto estabelecido. Assuntos paralelos devem ser tratados em horários específicos.
* Sempre dar retorno às manifestações e solicitações de clientes e outras partes interessadas.
* Ser rigoroso em relação ao acompanhamento e ajuste do projeto, mantendo atualizado o feedback para clientes e líder de projetos.
* Lembrar-se que toda a tecnologia e conhecimento ofertados aos clientes, são oferecidos em nome da Capital Verde e não em nome do consultor.
* Não expor sua vida pessoal durante as consultorias.
* Não atender simultaneamente com consultoria, clientes que sejam concorrentes diretos.

Relações no ambiente do trabalho
No ambiente de trabalho, todos devem seguir os seguintes aspectos:
* Promover o espírito de equipe, mantendo o respeito por todos, e aceitando a individualidade de cada um.
* Compartilhar o sucesso do trabalho realizado com toda a equipe da Capital Verde. Cada indivíduo tem habilidades e conhecimentos que se destacam. Valorizar as habilidades especiais dos colegas e deixar que eles valorizem as suas.
* Ser humilde.
* Ser rigorosamente organizado.
* Ser transparente e claro com clientes, direção e colegas da Capital Verde.
* Nunca compartilhar de opiniões preconceituosas ou praticar discriminação em função de diversidades, como por exemplo: de raça, cor, sexo, preferência sexual, religião, classe social ou diferença física e mental.
* O consultor/ parceiro deve buscar seu desenvolvimento pessoal e profissional. Este desenvolvimento deve ser procurado tanto nas atividades programadas pela Capital Verde, como por iniciativas pessoais/próprias.
* Ser gentil e simpático com todos os colegas e demais partes interessadas, em todos os níveis hierárquicos.
* Cuidar da imagem. O marketing pessoal do consultor gera o marketing da Capital Verde e vice-versa.
* Manter sigilo em relação às estratégias e informações da Capital Verde, salvo quando autorizada a divulgação.
* Não deixar questões de ordem pessoal interferir em questões de ordem profissional.

Relacionamento com órgãos governamentais
Em relação aos órgãos governamentais devemos seguir as seguintes orientações:
* Manter todos os aspectos legais relacionados a sua profissão atualizados e legalizados. Exemplos: registro em conselho profissional.
* A organização, seus administradores e colaboradores devem respeitar as normas legais e regulamentos aplicáveis.

Relacionamento com a comunidade e meio ambiente
A organização desenvolve o relacionamento com a comunidade e o meio ambiente dentro dos seguintes preceitos:
* Em todos os clientes de consultoria e capacitação, temos o compromisso de provocar a reflexão de que o meio ambiente é fonte vital de recursos, promovendo a sua conservação, defesa e valorização.
* Sempre que oportuno, manter comunicação transparente com as comunidades onde estamos inseridos. Atuar na discussão e solução de problemas comunitários, como por exemplo, as questões de: trabalho infantil; trabalho forçado.

Relacionamento com os fornecedores
Em relação aos fornecedores mantemos a seguinte conduta:
* Os fornecedores devem ser considerados parceiros, identificando-se com os nossos valores, filosofia, e aspectos éticos, gerando transparência e qualidade nos serviços prestados.
* Quando pertinente e relevante, a contratação deve prever os direitos e deveres entre as partes, sendo que os fornecedores serão selecionados com base em critérios técnicos e imparciais, zelando pela eficiência e viabilidade econômica dos produtos e serviços prestados.
* * Quando pertinente e relevante, cabe à Capital Verde, no papel de contratante, prestar em tempo determinado por esta, retorno de desempenho aos fornecedores e prestadores de serviços, promovendo a continuidade da parceria firmada.

Relacionamento com concorrência
O tratamento com empresas concorrentes deve basear-se nos seguintes padrões:
* Manter padrões éticos, evitando quaisquer práticas ou ações que se caracterizem por concorrência desleal.
* Evitar qualquer forma afetar adversamente a imagem das empresas concorrentes.
* O respeito às demais empresas deve ocorrer na mesma medida em que a Capital Verde espera ser respeitada.

Dúvidas e contribuições a respeito deste Manual de Conduta e Ética poderão ser esclarecidas pelos seguintes canais:
* E-mail: capitalverde@capitalverde.com.br
* Pessoalmente com a direção

Mesmo depois de divulgado este Manual de Conduta e Ética permanecerá em aberto para receber toda e qualquer proposta de reformulação e melhoria que será avaliada e encaminhada para aprovação e inclusão.

Qualquer descumprimento do presente manual por parte de um profissional atuante em nome da Capital Verde, deve ser denunciado pelos canais de comunicação.

Este site utiliza cookies para garantir sua melhor experiência. Ao continuar a navegar, você está de acordo com isso.
Para saber mais, acesse nossa Política de Privacidade.