Imagine como seria o desempenho de um jogador de futebol que é colocado para jogar em um time em que não conhece os colegas, não conhece o treinador e com quem nunca treinou.
É a mesma situação vivida quando colocamos um novo colaborador para exercer tarefas sem antes integra-lo e socializa-lo à organização que o está contratando.
Integrar e avaliar o desempenho dos novos contratados tem como principal objetivo o de consolidar o processo anterior de recrutamento e seleção, buscando sempre a retenção de pessoas e minimização dos custos relacionados à captação destas.
Integrar os novos colaboradores consiste em uma atividade muito mais ampla do que reuni-los em uma sala e repassar informações de rotina.A integração e a socialização acontecem em um ambiente preparado para receber novos integrantes no time. Pessoas integradas e socializadas com o meioterão maiores chances de desempenhar bem seus propósitos.
A Capital Verde presta consultoria para que o processo de integração e socialização de novos colaboradores seja planejado para acontecer de forma inovadora, agregadora e entusiasmada. Entendemos que é bom quando se começa com o “pé direito”!
A integração assim como a abordagem da mesma deve acontecer de forma coerente e pertinente aos cargos que estão sendo lotados, bem como, deve entre outros fatores promover ao novo contratado:
- sentimento de segurança e de pertencimento ao grupo (conhecer as regras básicas, ambiente físico, líderes imediatos, etc,faz com que o novo contratado se sinta mais tranquilo e inserido no ambiente);
- alinhamento dos interesses da organização com os interesses individuais;
- identificação do sentido que o trabalho pode ter em sua vida;
- desenvolvimento inicial de competências relacionadas a cultura organizacional;
- capacidade de realizar suas atividades de forma segura e focada no desempenho almejado.
Durante os primeiros meses (período de experiência) é de extrema importância que os novos contratados tenham seus desempenho monitorado e que também tenham suas dificuldades conhecidas. Esse acompanhamento possibilita que as melhorias ou interferênciasnecessárias sejam feitas à tempo, obtendo um melhor desempenho ou mesmo quando for o caso, possibilitando a rescisão de contrato ainda em seu período de experiência.
É importante salientar que o processo de avaliação de desempenho sempre considera as percepções dos contratados e da contratante, de forma que geram muitas oportunidades de melhorianos diversos subsistemas organizacionais.