• capitalverde@capitalverde.com.br
  • +55 51 99304.1779

DETALHES DA NOTÍCIA

CAPITAL VERDE


Técnico em contabilidade: Mudança na regulamentação coloca em risco a formação de novos profissionais

O contador é uma peça chave no universo corporativo. É ele que organiza e torna eficazes todos os controles fiscais e ainda auxilia na prestação de contas de uma empresa. A carreira é promissora e as possibilidades de crescimento são infinitas. Segundo dados do Grupo Latino-americano de Normalizadores de Informações Financeiras e do Conselho Federal de Contabilidade, o contador é a quarta profissão que mais oferece oportunidades de emprego no mercado mundial.

Atualmente, no Brasil, para quem deseja construir uma carreira na área existem dois caminhos: concluir o curso de graduação em Ciências Contábeis ou finalizar o curso Técnico em Contabilidade. Em ambos os casos, o profissional precisa ser aprovado no Exame de Suficiência, a fim de obter o registro no CRC (Conselho Regional de Contabilidade). No entanto, em breve isso vai mudar. A Lei 12.249, de 2010, alterou o Decreto-Lei nº 9.295/46, que regulamenta a profissão contábil, e determina que a partir do dia 1º de junho de 2015, apenas os profissionais graduados em Ciências Contábeis terão direito ao registro da categoria. "Com isso, os técnicos deixarão de realizar algumas das atividades, como assinar balanços ou ser titular de uma organização contábil", explica o diretor do Instituto Monitor, Eduardo Alves.

Para quem já concluiu o curso Técnico em Contabilidade e tem o registro, ele permanece e as suas funções seguem inalteradas. Segundo Alves, a mudança é questionável. "Em um momento em que o mercado de trabalho exige cada vez mais mão-de-obra qualificada, limitar os caminhos para que o profissional possa se capacitar é um contrassenso. Principalmente, com os esforços do Governo Federal, que investiu na formação de técnicos, em iniciativas como o Pronatec", defende Alves.

Mas ainda há tempo para conseguir o registro de Contador por meio do curso técnico. O próximo Exame de Suficiência do CRC, que é realizado duas vezes ao ano, está previsto para março de 2015. "A formação técnica é mais rápida e permite o acesso ao conteúdo necessário para que o estudante tenha uma boa compreensão sobre as atividades que vai desempenhar na prática. Em três meses, o aluno pode concluir o curso técnico em Contabilidade e se preparar para o último Exame de Suficiência do CRC antes da entrada da nova regulamentação", explica Alves.

Fonte: Maxpress Net

Este site utiliza cookies para garantir sua melhor experiência. Ao continuar a navegar, você está de acordo com isso.
Para saber mais, acesse nossa Política de Privacidade.